Páginas

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Papel higiênico sem tubo é fim de rolo para o verde




Marca desenvolve nos Estados Unidos produto que dispensa cilindro de sustentação

Quem fez isso na infância sabe: enrolar um papel higiênico sem o rolo de papelão é um desafio. No mínimo, o resultado é um tipo de bola disforme. Para tentar desatar esse nó górdio, a empresa Kimberly-Clark criou técnica própria e lança agora a linha Natural Scott, que dispensa a estrutura de papelão sem perder a forma.

Como no caso do soro antiofídico, também aqui o antídoto vem do mesmo lugar do veneno. A ideia de fazer o produto partiu do comportamento dos norte-americanos (justo eles), que não cultivam o hábito de incluir o cilindro nos materiais encaminhados à reciclagem. Com isso, ou melhor, sem isso, os rolos se acumulam às toneladas, totalizando 17 bilhões de tubos por ano, segundo o fabricante do papel ‘tube-free’.

Andrés Bruzzone Comunicação

48 comentários:

  1. Muito interessante. Hoje em dia vem se tornando fundamental desenvolver técnicas que promovam qualidade de vida e proteção ao meio-ambiente. Ideias como esta devem ser difundidas, pois os reflexos e consequências são de fato importantes.

    Kauane M. Bordin PA06

    ResponderExcluir
  2. Uma ideia muito interessante que deve ser apoiada e difundida para todas as empresas. coisas como essa, que parecem simples, ajudam muito o meio ambiente. Ninguém nota, mas a grande maioria das pessaos, se nao todas, não colocam esse rolo para reciclagem,com essa nova ideia vai reduzir um pouco a quantidade de recicláveis que vai para aterros.

    Kalinca M. Marafon
    PA 06

    ResponderExcluir
  3. Em um primeiro momento parece uma coisa simples e que vai influenciar muito pouco na redução da quantidade de lixo produzido por uma pessoa. Mas se formos ver essa redução mínima em uma escala global, ela vai representar uma grande redução na quantidade de lixo produzido, podendo chegar a uma redução de até algumas toneladas diárias na quantidade de papel jogado no lixo “comum”.

    Eduardo Colle
    P.A. 06

    ResponderExcluir
  4. Realmente é uma idéia de grande criatividade, aparentemente não sendo muito útil, mas que em grandes quantidades pode-se sentir a diferença, gostei dessa idéia norte americana, apóio esse tipo de projeto.

    Jeferson Felipe Gregianin
    Douglas Lemes da Rosa

    PA 06

    ResponderExcluir
  5. É uma ideia interessante porque ajudaria com que as pessoas não jogasem esse cilindro de papelão no lixo do banheiro pois ele e reciclavél e nem todos tem o conhecimento sobre o que é reciclavél e o que não é...

    Andreia G.Cella, Joziéli Gallon P.A.06

    ResponderExcluir
  6. Bom a idéia é muito boa para a natureza e para a empresa que vai reduzir gastos e ao mesmo tempo "cuidando do meio ambiente".
    Jean Carlos Serpa
    PA 06

    ResponderExcluir
  7. Irwing .... Rui Santos. PA0617 de novembro de 2010 às 14:07

    É uma ótima idéia..
    pois são muitos rolos de papel jogados incorretamente no lixo!
    É um jeito de ajudar o meio ambiente.. não parece ser muito significante, mas com certeza vai ajudar muito.

    ResponderExcluir
  8. Nem todo mundo sabe que o cilindro de pepelão é reclicável e acaba jogando fora junto com o papel higiênico. Com essa inovação poderíamos diminuir a quantidade de lixo no planeta.
    Marinca Catalan Costella
    PA06

    ResponderExcluir
  9. Pensando bem, quem olha essa proposta, não é logo um desafio que será implantado agora no Brasil,Pois até as pessoas se habituarem com a idéia ira demorar um pouco .
    Mas depois elas perceberão a importância desse projeto e o quanto ele favorecerá aos seres humanos .
    E alem de judar a preservar o meio ambiente,irá diminuir os lixos produzidos pelas pessoas .


    Nome:AleX
    Priscilla

    Turma: PA O6

    ResponderExcluir
  10. É muito importante essa iniciativa, pois esse cilindro muitas vezes não possui seu destino correto, e acaba indo para o lixo do banheiro, onde na verdade deveria estar indo para a reciclagem. Se todas as empresar responsáveis pela fabricação de papel higiênico tivessem o uso dessa nova ideia, as além da redução de gastos que a empresa teira, o meio ambiente teria um resíduo á menos para ajudar na degradação do meio !

    Dienefer Renata Florek PA-06

    ResponderExcluir
  11. é imteressante saber que empresas estão realmente preocupadas com o futuro do planeta. Quanto mais uma empresa pensa em ser ambientalmente correta, mais pontos ela ganha com o consumidor,além de contribuir com o meio ambiente.




    Ivan, Lucas e Adriano
    PA6

    ResponderExcluir
  12. meio ambiente:
    É tudo oque esta em nossa volta, é o meio em que vivemos.
    No meio ambiente tem tudo oque precisamos para viver, como o ar, água, terra e alimentos.
    Não podemos destruir nosso planeta porque somos nos mesmos que estamos se destruindo.Se todas as pessoas juntas reciclar, plantar arvores, economizar água e energia, ajudará a diminuir o aquecimento global.

    JHONNATAN VINICIUS BALBINOT
    JAISSON JOSÉ A. LEITE

    TURMA: pa06

    ResponderExcluir
  13. Um dos grandes problemas que afetam o meio ambiente nos dias de hoje é o papel higienico.
    Pode não parecer tão prejudicial, mas pode ter certeza que é extremamente prejudicial.
    Pequenos e grandes animais estão morrendo por causa deste mal. Os passaros que enxergam o papel higienico do alto engolem ele, se afogam e morrem.

    JHONNATAN VINICIUS BALBINOT
    JAISSON JOSÉ A. LEITE

    TURMA: pa06

    ResponderExcluir
  14. Muito legal essa idéia,pois contribuindo com pequenos gestos o meio ambiente já agradece e afinal de contas quem se dá bem somos nós mesmos,pois tudo o que fizemos gera consequências e se fizermos o melhor ao meio ambiente não teremos consequências,mas teremos tudo a ganhar e nossos filhos não sofrerão muito em um futuro próximo!

    Keila Fernanda Marangoni

    SENAC
    PA-06

    ResponderExcluir
  15. Apoiando a ideia, é uma iniciativa de grande valor, pois parte da população também não sabia que os tubos de papelão poderiam ser recliclados e geralmente eram jogados junto com os papéis higiênicos já usados.

    Celiandra Marcia Falcão - PA 06

    ResponderExcluir
  16. Muito interessante além de deixar de jogar toneladas desses tubos no meio ambiente por ano, ainda gera uma economia a empresa fabricante. Serve de exemplo para outras fábricas. Aos poucos as pessoas vão se conscientizando de algumas formas que venham a diminuir os impactos ambientais que nossos resíduos causam ao meio ambiente, bem como as sacolas retornáveis.

    Silvana Freschi,
    Acadêmica do 7° período de ADM de CHAPECÓ.

    ResponderExcluir
  17. Nossa eu achei muito interessante, por que justamente os americanos que não tem esse habito, inventarem essa nova idéia, talvez esse seja um novo começo.e pode servir de inspiração para as pessoas criarem novas idéias.
    E vai ajudar muito não só para o meio ambiente mas assim como para os produtores...

    Leticia paes carvalho
    PA-01

    ResponderExcluir
  18. Muito interessante o assunto porque o planeta precisa de pessoas que pensem nele,e que empresas consigam levar essa idéia em frente para melhorar a situação de nosso planeta.


    Theylon Barreto
    PA-01

    ResponderExcluir
  19. Muito interessante. Ainda mais os americanos que quase nao tem arvores para aproveitar a ecologia de seu pais e agora lança isso.?
    BOA IDÉIA...

    ResponderExcluir
  20. muito interessante!
    precisamos mesmo ter sempre novas tecnicas porque assim nosso meio ambiente vai ganhando cada vez mais com isso, pois é com pequenas atitudes que conseguimos sempre construir grandes coisas, e alem do mais, aumenta bem mais papel higiênico no seu rolo, melhorando ao consumidor. Estamos evoluindo.

    Sintia PA- 101

    ResponderExcluir
  21. Realmente é uma ótima idéia, e não é somente nos Estados Unidos que isso acontece, mesmo no Brasil as pessoas acabam por jogar os tubos na mesma lixeira do não-reciclável e se esquecem de que esse material é totalmente reciclável. Se formos contar cada pessoa que faz isso aqui no Brasil contaríamos com certeza com muito mais de 180 milhões de tubos por mês.
    É uma excelente atitude por parte da Scott desenvolver um produto como esse, tenho a impressão de que ultimamente as empresas estão pensando muito mais em desenvolvimento sustentável e realmente acredito que possamos melhorar nesse quesito.

    Wellerson Ozelame PA-101

    ResponderExcluir
  22. Essa iniciativa é muito interessante para ajudar o meio ambiente.
    Parece ser tão simples, mas é através da simplicidade que podemos preservar o meio ambiente de uma forma que todos ajudem, até mesmo pelo simples fato de jogar seu papel de bala no lixeiro são atos que deverião ser compridos por todos, assim o planeta não estaria com toda essa poluição.

    Thalita Jordani
    PA- 101

    ResponderExcluir
  23. eu gostei muito da idéia por que com isso vai se diminuir a quantidade de papel, comtribuindo cada vez mais com a natuzera sendo q essa questão do canudo do rolo de papel higiênico não tem nenhuma ultilidade para o ser humano seria mesmo só para se acumular cada vez mais lixo, papel no mundo.


    Hevely Tessaro
    PA-01

    ResponderExcluir
  24. Hoje em dia vem se tornando fundamental desenvolver técnicas que promovam qualidade de vida e proteção ao meio-ambiente. Uma ideia tao simples e que ajuda tanto, como ninguem pensou nisso antes? Bom trabalho! Espero que as demais empresas sigam essa tendencia de cada vez mais ajudar o NOSSO planeta.

    Felipe M. C. Curta
    PA - 101

    ResponderExcluir
  25. Idéias sustentáveis, estão sendo valorizadas cada vez mais, e essa não é diferente, são empresas que investem em soluções para não prejudicar tanto o meio ambiente que conquistam o cliente consciente !

    Karine Cecília Finatto
    PA - 101

    ResponderExcluir
  26. Eu achei òtimo isso pois,se fossemos ver quantos rolos de papel higiênico jogamos fora po dia,não sò nòis mais ao nosso redor,que estão acabando com o nosso planeta.
    Bruna da Luz
    PA101

    ResponderExcluir
  27. Muito interessante. Ainda mais os americanos que quase nao tem arvores para aproveitar a ecologia de seu pais e agora lança isso.?
    BOA IDÉIA...

    LUIZ PA 101

    ResponderExcluir
  28. Iniciativas iguais a essas, vamos dizer assim: é obrigação de todos ter atitudes que nem essas que acabaram de ter, e se cada um fazer sua parte viveremos num planeta mais limpo.

    Rafael DaviD - PA 01

    ResponderExcluir
  29. Idéias assim deveriam ser implantadas em vários pais do mundo, mas a um porem talvez as técnicas utilizadas para dar a forma de cilindro podem ter um custo elevado, e desta forma nem todas as pessoas conseguirão aderir a este método.

    Adonis PA_101

    ResponderExcluir
  30. Achei muito legal essa idéia, pois cada dia mais vamos desenvolvendo novas técnicas que ajudam na qualidade de noossa vida. E com pequenas ações fazem a diferença no nosso futuro. Com menos consumo de papel, menos árvores vamos desmatar .

    Nátali Dorneles PA 101 SENAC

    ResponderExcluir
  31. Graças a pessoas que nem essas que tem ideias boas o suficiente para pensar em si e nos outros, com isso eles não vão só ajudar a nos e sim a eles mesmo pois as pessoas que pensam em ajudar ou preservar a natureza vão comprar só esta marca e com isso eles vão ganhando mais mercado.
    Estão de parabéns.

    Adalberto Propodolski - PA 01

    ResponderExcluir
  32. o papel higenico a cada dia vai melhorando,com os p.higenico perfumado vai sendo comprado direto e as pessoas vão poluindo o meio ambiente.
    João pedro pa 101 senac

    ResponderExcluir
  33. Gostei da idéia mesmo que os Americanos entram na lista de quem mais contribui com a poluição.
    A idéia e mesmo ótima, mas eu me pergunto por que temos que esperar que os outros tenham essas idéias sustentáveis não e só os EUA que poluem o meio ambiente, os brasileiros têm que ter mais iniciativa, o nosso planeta esta ai "morrendo" todos temos que contribuir, para salvar o que nos resta.

    STEFFANY PA -101

    ResponderExcluir
  34. Acho que ajudaria muito pois como os americanos não tem o habito de mandar esse rolo de papelão para a reciclagem eles tiveram essa ideia de nao ter mais rolo no papel.
    BEM INTERESSANTE!!!


    GABRIEL GUAREZI
    PA-101 SENAC

    ResponderExcluir
  35. Muito interessante pois não vejo utilidade alguma nos tubos alem deos fabricantes economizarem estarão contribuindo para o melhoramento do meio ambiente e assim conscientizando outras pessoas...

    Tainara Ap Triunfo-PA101 senac

    ResponderExcluir
  36. brilhante ideia de retirar esse tubos de dentro do papel, o número desses tubos que vai fora por dia deve ser grande, e com isso vai diminuir e muito esse número.
    outra alternativa que eu tenho é que poderia ser criado um projeto que diminuisse o número de litrinho de detergente.
    pois é uma coisa que todo mundo utiliza e acredito que em grande quantidade.
    se existisse uma forma de diminuir esse uso com certeza o meio ambiente agradeceria pois seria muito menos plástico jogado na natureza



    VANESSA CARLA DE RE-PA 101

    ResponderExcluir
  37. Todos fabricantes deveriam adquirir essa ideia pois alem de evitar desperdício ajudaria o nosso planeta.Reduziria a poluição e com isso diminuir o efeito estufa...
    Adriana pa-101

    ResponderExcluir
  38. Muito bom
    Aluno: Jessé
    Pa 106

    ResponderExcluir
  39. Soluções assim, deveriam ser usadas para resolver outras causas que poluem o ambiente. Não devemos só apresentar o problema, e sim colaborar para termos mais soluções como essas, para acabar com a poluição e o excesso de lixo. Dessa forma vamos deixar o ambiente mais limpo e saúdavel, para nos e para os que ainda viram.

    ResponderExcluir
  40. uma simpres ideia que vai ajudar muito no meio ambiente, espero que muitas dessas ideias venham nos ajudar

    ResponderExcluir
  41. É uma idéia muito interessante, pois assim as pessoas não jogariam mais o papelão no lixo do banheiro, pois o rolinho é reciclavel, deveria ser apoiada por todos os países..

    ResponderExcluir
  42. São suluções assim que podem ajudar o nosso planeta futuro, pois se nós observarmos que pequenas coisas do nosso dia-a-dia fazem grandes diferenças para o futuro...
    Patrícia T106

    ResponderExcluir
  43. Com essas soluções, vai ajudar muito o nosso planeta e concerteza vai diminuir um pouco o lixo, e tornará o meio ambiente mais limpo e agradável.
    Daniela pa-106

    ResponderExcluir
  44. sao soluções que podem ajudar a melhorar o meio ambiente e o futuro do nosso planeta

    ResponderExcluir
  45. sao soluções que podem ajudar a melhorar o meio ambiente e o futuro do nosso planeta





    carlos henrique nistor
    P.A. 106

    ResponderExcluir
  46. São pequenas atitudes como esta, retirar o tubo do papel higiênico que já fazem uma grande diferença. Quando sobra só este, destino certo é o lixo, pois quase ninguem ''perde'' tempo reciclando isto! Mais atitudes asim deveriam ser tomadas por granes empresas, para auxiliar ainda mais no processo de sustentabilidade!
    Kamila Restelatto
    PA SENAC - 103

    ResponderExcluir
  47. 17 bilhões de tubos por ano. É muito papelão que podia ser reciclado ou que não deveria nem ter existido. Porém vai da consciencia das pessoas dar preferência a esse tipo de produtos.

    Rosane Moras
    Turma 103

    ResponderExcluir
  48. Ótima ideia, pois 17 bilhões de tubos de papel higiênico se acumulam por ano; e se conseguíssemos implantar essa ideia no Brasil e em outros países, motivaríamos a sustentabilidade, gerando menos lixo, além de uma economia mundial.
    Nomes: Tatiana Muskopf e Nicole Maestri
    Turma: ADM 004 (SENAC)

    ResponderExcluir