Páginas

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Telhados de casas deverão ser brancos

Um projeto de lei já aprovada em primeira votação na Câmara Municipal de São Paulo (capital) traz a proposta de que as novas casas construídas na capital sejam obrigadas a ter o telhado pintado da cor branca, destaca o Jornal da Tarde. Já imaginou?
Esta medida teria caráter ambiental. Sabe por quê? O telhado branco absorve menos raios do sol e ajuda a combater as ilhas de calor da cidade.
O autor desta idéia, o vereador Goulart (PMDB) acredita que, se toda a cidade adotasse os telhados desta cor, a temperatura da capital seria até 2°C menos quente do que é hoje.
E agora o texto precisa ser aprovado em segunda votação antes de ser enviado à sanção do prefeito Gilberto Kassab (DEM). Os vereadores aprovaram o texto (PL 615/2009) no último dia 10, em votação simbólica.
O vereador ainda diz que a votação definitiva do projeto deve ocorrer logo. “Tivemos uma reunião do colégio de líderes (das bancadas partidárias) e a expectativa é que o texto seja votado na semana que vem (esta semana)”, diz.
O projeto que defende o meio ambiente acrescenta um artigo à Lei 11.228, de 1992, que impõe regras para a construção de imóveis na cidade. A legislação estabelece multa de R$ 963,30 para quem executar obras sem obter licença prévia (ou construir em desacordo com a licença obtida).
“A ideia é que depois de aprovada (a lei), a Prefeitura desenvolva campanhas de conscientização com programas para a pintura de todos os imóveis”, diz.
Onde tudo começou…
Pintar os telhados das casas de branco é uma ideia defendida há cerca de três anos pela Green Building Council Brasil, ONG que deu subsídios aos dados divulgados pelo parlamentar.
O grupo defende que os telhados escuros retêm mais luz do sol e, assim, ficam mais quentes. Como 25% do terreno das cidades correspondem aos telhados , a opção pela cor branca reduziria a formação de ilhas de calor nas áreas urbanas. Segundo Nelson Kawakami, diretor da entidade, outro benefício importante seria a redução do consumo de energia elétrica já que o interior das casas também ficaria menos quente e, assim, a população usaria menos ar condicionado, e menos consumo de energia é sempre benéfico para o meio ambiente.
Fonte: Eco4planet

15 comentários:

  1. É uma iedia muito interessante, pois além de diminuir o calor da cidade reduz dentro das casas proporcionado mais conforto. Deveria ser adotado nao somente em São Paulo, mas em todas as grandes cidade e posteriormente nas pequenas. A economia de energia seria maior e o calor nos centros das grandes cidades abrandados.

    Kalinca M. Marafon
    PA06

    ResponderExcluir
  2. bom! eu achei bem legal o asunto dos telhados brancos,bem que poderia ser bem aproveitada aqui em chapecó,além de branco ser uma cor bonita.
    também achei bem enteresante os outros asuntos.
    jessica lucca 102

    ResponderExcluir
  3. Eu achei muito interessante,pois além de diminuir o calor nas cidades,aumenta a comodidade das casas mais abafadas. E na minha opoinião essa ideia deveria ser implantada em todas as cidades do Brasil e mais tarde do mundo.

    Michele Fragas
    PA-102-Senac

    ResponderExcluir
  4. É muito importante esse assunto, porque cada vez mais a situação das ilhas de calor se agravam e também existe a questão da absorção de calor pelos telhados, e na cor branca diminuiria. Isso deveria ser implantado em todo o país!

    Guilherme Hammes
    PA 104 - Senac

    ResponderExcluir
  5. Essa ideia é muito interessante, pois trara muitos beneficios; o abaixo da temperatura, a diminuiçao do uso de ventiladores e ar condicionados, e com tudo tambem uma cidade muito mais bonita. Essa ideia poderia ser aplicada em todas as cidades, isso traria grandes beneficios para o planeta!
    Francieli de Oliveira
    Senac /PA: 103

    ResponderExcluir
  6. Que Legal eu não sabia dessa lei, mais é muito interessante pois irá diminuir bastante o calor, sem falar que o meio ambiente agradeçe.


    Jovem aprendiz
    Francini T.B. Isaias
    PA-103.

    ResponderExcluir
  7. Essa seria uma boa ideia por que iria diminuir a temperatura e a diminuiçao de gasto de energia eletrica com os eletrodómesticos(ventiladores,ar condicionado...)
    e com isso ajuda o planeta

    Nome:Douglas Quevedo dos Santos
    Turma:103

    ResponderExcluir
  8. Se for posto como uma lei, seria interessante, pois ajudaria no consumo de energia elétrica; E assim, como não foi posto em pratica, como lei, faz quem se preocupa com o meio ambiente;



    ALUNAS: Paula Cristiane da Silva e
    Beatriz Paula Portilho

    TURMA: 100

    ResponderExcluir
  9. Fico pensando se todos pintariam os telhados. Provavelmente não. Talvez essa seja uma das razões pela qual quero deixar o Brasil o mais breve possível, ele é um otimo país, mas os roubos sobre itens que compramos, e algumas leis rídiculas (nao referentes à isso) me deixam realmente chateado! E agora? Os Brasileiros iriam investir dinheiro para isso?
    Erick
    Turma: 100

    ResponderExcluir
  10. Fico pensando se todos pintariam os telhados. Provavelmente não. Talvez essa seja uma das razões pela qual quero deixar o Brasil o mais breve possível. Ele é um otimo país, mas os roubos sobre itens que compramos, e algumas leis rídiculas (nao referentes à isso) me deixam realmente chateado! E agora? Os Brasileiros iriam investir dinheiro para isso?

    Erick
    Turma: 100

    ResponderExcluir
  11. Essa idéia é muito interessante, mas nem todos fariam esse esforço , uns por nao ter tempo , ou outros mesmo por preguiça , acho que deveriam implantar um projeto publico em todo o Brasil movimentando a ajuda de todos para fazermos um mundo melhor
    Nome: Renata Migliavacca
    Ria :98

    ResponderExcluir
  12. Essa ideia não é de hoje, porém muitos falam e poucos fazem.O vereador Goulart (PMDB)tomou a atitude de colocar essa ideia em prática e o que muitos não acreditavam é que ia dar certo e deu, então vamos parar só de querer falar, vamos ter mas a atitude de fazer ao invés de ficar só falando.
    NOME: Larissa Fernanda Padilha
    TURMA: 98

    ResponderExcluir
  13. Se essa ideia fosse implantada em todas as casas o consumo de energia diminuiria significativamente, pois além de diminuir o uso do ar condicionado, como citado acima, traria benefícios diversos, deixando as cidades menos abafadas e mais bonitas.
    Gostamos das atitudes de criar ideias capazes de diminuir os danos ao meio ambiente, pois se cada vez mais forem criadas ideias alternativas, nosso mundo vai agradecer.
    Nomes: Letícia Antunes Pansera e Suelen Thais Ramos
    Turma: PA Unimed

    ResponderExcluir
  14. A iniciativa é muito boa, utilizando esses recursos para diminuir a temperatura e melhorando a qualidade de vida da população, fazendo com que de forma consciente a mesma contribui para seu próprio bem.

    Lucas A. G. Bueno
    Turma 004 Adm

    ResponderExcluir
  15. Como a lei foi aprovada, todos nós devemos adquirir, é uma ideia ótima que vai melhorar a nossa qualidade de vida, e também ajudar a diminuir os raios solares. Se todos contribuir adquirindo as telhas brancas vai ser menos uma preocupação e mais uma melhoria!
    Jéssica Otto
    Adm - Unimed

    ResponderExcluir