Páginas

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Toronto Testa caminhão de lixo movido a.... lixo


A cidade de Toronto, no Canadá, começou a testar um novo caminhão de lixo movido a gás natural. O mais interessante é que o combustível do veículo será produzido com os mesmos resíduos que ele coleta. A cidade tem um biodigestor onde todo o lixo orgânico é concentrado. A decomposição desse material gera gás metano, um gás que contribui cerca de 20 vezes mais que o dióxido de carbono para o efeito estufa. Por isso, até pouco tempo, o metano produzido na usina biodigestora era queimado e, assim, transformado em dióxido de carbono e água. Mas essa é uma solução insatisfatória porque ele pode ser usado para produzir energia. Para isso, precisa ser processado até ficar semelhante ao gás natural. Isso passou a ser feito ao mesmo tempo em que a cidade experimenta novos caminhões que usam um motor a gás natural comprimido.

A produção de gás gerada pelos resíduos orgânicos deverá ser capaz de mover toda a frota local de quase 300 caminhões de lixo. Como o gás natural é muito menos poluente do que o diesel, usado até agora, o resultado líquido para o inventário de emissões de gases do efeito estufa de Toronto será equivalente a retirar 4 mil carros das ruas.


Fonte: Ecocidades

51 comentários:

  1. A idéia do caminhão movido a lixo é ótima....
    Éssa frota de caminhões ajudará a combater o lixo em excesso reutilizando para combustivel de automóveis.
    Vamos ver.Se der, certo poderiam testar em carros, motos entre outros.
    LUIZ PA101

    ResponderExcluir
  2. Bom, isso foi uma brilhante idéia que os idealizador desse projeto em toronto no Canadá inventaram, com isso muitos caminhões de lixos e/ou outros veículos que antes recolhiam o lixo da cidade, serão tirados de circulação, e com isso vai acabar com a fumaça e outras substâncias que os veículos anteriores produziam, e ajudavam para cada vez mais prejudir o efeito estufa... mas uma outra novidade que veio para melhorar também foi que com os materias que o novo caminhão de lixo recolher das ruas ele vai poder estar produzindo o seu próprio combústivel não precisa de outros meios como antes.

    Daniel Gotardo
    PA: 101

    ResponderExcluir
  3. Achei muito boa a iniciativa da cidade de Toronto, com uma pequena atitude estão poluindo menos e servindo como exemplo para outras cidades, paises enfim para o mundo. Se todos os paises seguissem o exemplo de Toronto e fizessem isso o quanto melhor não ficacria nosso meio ambiente, diminuiria bastante. Acho que Toronto está dando um grande passo rumo ao futuro.

    Adalberto Propodolski - PA 01

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião é muito interessante, pois vamos poluir menos o nosso ar e o nosso planeta vai se sentir um pouco mais leve de tanta poluição que todos nós fizemos juntos. Deveria se aplicado até aqui no Brasil.

    Nátali Dorneles PA 101 SENAC

    ResponderExcluir
  5. Achei muito interessante a ideia do caminhao movido a gás natural,pois ajuda muito a diminuir a liberaçao de carbono na atmosfera...
    Gostei muito!!!
    acho que essa ideia devia ser tomada em mais países.

    Gabriel Guarezi
    PA:101 SENAC

    ResponderExcluir
  6. Bom, eu acho que isso que eles fizeram é um bom começo pra a melhoria do mundo, além deles não terem gasto nenhum com isso eles poderam construir abrigos para pessoas nesses lugares poluidos com lixos e reziduos. Além deles ainda contribuir com o efeito estufa. Acho também que não só a cidade de toronto como várias cidades do mundo poderia seguir o conselho da cidade de toronto.

    Rafael DaviD - PA 01

    ResponderExcluir
  7. isso que eles fizeram,porque isso que não faz poluicão,o nosso planeta não vai acabar tão logo e as pessoas comecaram a ajudar o nosso planeta.

    João .pa;101senac

    ResponderExcluir
  8. todas as cidades deveriam seguir essa idéia porque assim estarão ajudando a poluir menos.



    Theylon Barreto
    PA-01

    ResponderExcluir
  9. Foi uma grande iniciativa por parte deles. Se a idéia realmente continuar, acredito que pode ser implantada em outros países, até mesmo no Brasil. Até porque diminui o numero de fumaça, e lixo, o que diminui a contaminação do solo. Se fora implantada em carros e motos acho que daria certo também.
    Caroline Susana Gass. PA 101.

    ResponderExcluir
  10. Muito boa esta ideia, tomara que de certo e que outros países também adotem esta ideia, se em Toronto irá equivaler a 4 mil carros a menos
    então com outros países fazendo o mesmo renderia ótimos resultados.
    Jeniffer Lehr PA-101

    ResponderExcluir
  11. Um novo método que com certeza ajudará a poluir menos o planeta Terra e diminuirá as toneladas e toneladas de lixo que sao produzidos todos os dias. Seria interessante todos os países implementarem esses novos caminhões coletadores de lixo movidos a nada menos que lixo. Quem sabe nao vira outra alternativa de conbustível. Isso só o tempo dirá. Enfim, Toronto está no caminho certo.

    Felipe M. C. Curta
    PA - 101

    ResponderExcluir
  12. Bom na minha opinião,é um ótima ideia eles terem criado um caminhão movido a gases naturais ,pois sò assim o nosso planeta vai se livrar um pouco de tanta poluição causadas pela queima de combustível e etc
    Bruna Maiara da Luz
    Turma 101

    ResponderExcluir
  13. Achei muito interessante essa ideia do caminhão movido a gas natural,pois ira diminuir as poluição que estão acontecendo devido o diesel.

    REGYS ROMANOSKI
    PA 101

    ResponderExcluir
  14. Achei a ideia magnífica e fico feliz em ver que o homem também está usando seu conhecimento e sua inteligência em pró de soluções ambientais. Acho que isso poderia ser feito com mais frequência, pois a maioria das invenções do homem são criadas para dar praticidade, inovação e ao fim, trazer lucros. É uma medida não tão gananciosa, digamos assim, mas muitíssimo importante. Ideias como essa deveriam surgir com mais frequência.
    Caroline Maria Bilha Gosch PA: 101

    ResponderExcluir
  15. Achei muito interessante essa ideia do caminhão movido a gas natural,pois ira diminuir as poluição que estão acontecendo devido o diesel.

    REGYS ROMANOSKI
    PA 101

    ResponderExcluir
  16. Espero que está idéia pege mesmo, pois ela é muito boa, além de ser menos poluente. o Japão sempre com suas idéias brilhantes não podia deixar por menos né. Este metodo poderia ser adaptado em todos os paises pois foi uma exelente idéia. Assim todo o lixo que nós mesmo produzimos teria seu destino certo, poderia virar um tipo de combustivo, ja que os especialistas evoluem tanto! Isso mostra que tentamos sempre melhorar, mesmo que ela esteja adotada apenas no Japão, porque não adota-la aqui no Brasil não é? Ótima postagem.

    Sintia- PA 101

    ResponderExcluir
  17. Acredito que o Brasil possa adquirir idéias assim para crescer sustentável mente, e dessa forma todos viverão mais e mais felizes pois o homem alem de ser parte da natureza precisa dela, então dessa forma deve haver a consciência de que devemos consumir, mas se possível reutilizar.

    Adonis Pa-101

    ResponderExcluir
  18. Achei a ideia maravilhosa pois alem de diminuir a poluição dara bons resultados ao meio ambiente e tambem trara conscientizaçao das pessoas fazendo com que elas contribuam para um mundo melhor...


    Tainara Ap Triunfo PA-101

    ResponderExcluir
  19. Muito bom essa idéia.otimo para o meio ambiente,
    por que além de serem produtos reciclados não polui muito a natureza


    Pâmela A.K.Lemos
    PA 101

    ResponderExcluir
  20. A idéia e muito boa,espero que chego logo ao Brasil e outro países também aprovem, espero que logo seja usado em carros e motos.

    steffany pa 101

    ResponderExcluir
  21. é simplismente brilhante!!uma das melhores idéis,com isso o lixo vai ter uma utilidade, tendo um melhoramento até mesmo na saúde das pessoas, pois não tera tanto lixo no meio ambiente.

    fernanda camargo-pa 01

    ResponderExcluir
  22. acho ótima essa ideia do caminhão ser movido a gás natural.
    porque além de recolher o lixo que é de extrema importância ainda vai estar contribiundo com o meio ambiente.
    pelo simples fato de ser uma gás ja vai estar poluíndo, mas bem menos porque vai ser feito com resíduos que o mesmo recolhe.
    esse método deveria ser implantado em mais lugares, porque é a maneira mais correta de dar um distino final ao lixo que produzimos.


    VANESSA CARLA DE RE-PA 101

    ResponderExcluir
  23. É importante pois vai reduzir bastante o efeito estufa,ajudando o meio ambiente e concientizando as pessoas.Com isso até empresas começariam a fabricar mais caminhões ecológicos...

    Adriana pa-101

    ResponderExcluir
  24. Eu achei muito interessante o caminhão de lixo feito por gás natural, além de econômico e bem sustentável para o meio ambiente, para nossa saúde e também diminui o aquecimento global.


    Gabriela Cristófoli Pa-106

    ResponderExcluir
  25. Eu acho muito interessante essa nova idéia, por que o gás natural, não ira poluir o ar por que com gasolina, diesel, alcool, é mais fácil de poluir o ar, e com isso torna um planeta com o ar mais limpo e mais puro.
    Caroline Lorenzetti 106

    ResponderExcluir
  26. Eu gostei muito da ideia,
    pois assim diminui a poluição do meio ambiente.
    Ajuda na saude das pessoas, tomara que esta ideia de certo não so para o caminhãoes mas também para os carros e motos.


    Paloma Soares Leite
    PA 106

    ResponderExcluir
  27. Achei uma uma ótima idéia, pois com isso diminuirá a poluição, os lixos serão eliminados, nao serão jogados em qualquer lugar, e também será um modo de economizar com os combustiveis, como alcool, gasolina, diesel..

    ResponderExcluir
  28. Ótima iniciativa, no Brasil seria muito importante, principalmente nas cidades à qual a puluição é conscentrada, isso contribuiu com a diminuição do efeito estufa.

    ResponderExcluir
  29. essa ideia foi muito boa,
    agora o lixo vai ter uma
    utilidade mais correta,
    e a quantidade vai ser diminuida.

    ResponderExcluir
  30. ótima ideia usando o gás natural pois assim diminuem a poluiçao no ar e o aquecimento global
    Leonardo A. Uhlmann
    P.A 106

    ResponderExcluir
  31. Achei ótima a ideia e iniciativa do Brasil estar interresado em faser com que os caminhões de lixo sejam movidos a gás, isso vai diminuir muito a emisão de gases para a atmosfera, e epero que não só em São Paulo tenham esses caminhões,mas também em outras cidades.
    Daniela pa-106

    ResponderExcluir
  32. Gostei dessa notícia,gostaria que a idéia viesse logo para o Brasil para parar um pouco com essa poluição que a cada dia que passa aumenta mais e mais.
    Rafael Fernandes 106

    ResponderExcluir
  33. Uma ideia muito boa, pois alem de recolher
    o lixo da cidade não afeta o meio ambiente.Isso deveria ser implantado em todos os paises, concerteza iria diminuir a poluição no mundo.
    Douglas turma: 106

    ResponderExcluir
  34. Ótima iniciativa, no Brasil isso ajudaria muito principalmente onde à conscentração de poluentes é maior isso contribuiria com a diminuição do esfeito estufa.
    Patrícia T106

    ResponderExcluir
  35. Com iniciativas como essa poderemos fazer um futuro digno para as próximas gerações. Utilizando nos caminhões as tolneladas de lixo produzidas todos os dias, assim todos podem colaborar com o efeito estufa; seria ótimo se outros países estivessem mais preocupados com a natureza,implantando os caminhões de lixo em todos os lugares possiveis...

    Francielli Rodrigues
    Turma: 106

    ResponderExcluir
  36. Achei showde Bola essa nova ideia ...
    pois é uma forma pratica de sustentabilidade , Tambem acho qe essa deveria ser iplantada tambem em caminhoes e em onibus.
    Só que há um problema... principalmente agora com a discuberta do pré-sal.

    Julio Guerra Turma 106

    ResponderExcluir
  37. Eu espero que daqui a pouco tempo os governantes adotem essa ideia e a tragam para o Brasil.

    Eduardo PA 106

    ResponderExcluir
  38. eu acho que oque foi feito em toronto devira ser feito em todo o mundo, pois com isso diminuirá a poluição,
    ajuda na saude das pessoas, e o ar fica mais linpo




    carlos herique nistor
    P.A. 106

    ResponderExcluir
  39. achei muito interessante a ideia e iniciativa da cidade de Toronto,pois com isso o lixo será destinado,ou seja,reutilizado por uma boa causa e assim ajudará a diminuir a poluição do ar e seria muito bom se essa ideia viesse para o Brasil assim o lixo que aqui possui não seria jogado em qualquer lugar da cidade...
    joziele varela turma:106

    ResponderExcluir
  40. Esse novo caminhão é muito bom para o meio ambiente, pois alem de retirar varios caminhões das ruas não poluira tanto quanto eles.

    Guilherme 106

    ResponderExcluir
  41. Isso foi uma brilhante idéia que os idealizador desse projeto em toronto no Canadá inventaram,pelo simples fato de ser uma gás ja vai estar poluíndo, mas bem menos porque vai ser feito com resíduos que o mesmo recolhe.

    Emanuela Ransolin . 106 (;

    ResponderExcluir
  42. achei legal porque o lixo tera um destino correto, assim nao poluindo o meio ambiente, o fato do gas ser natural tambem ajuda muito o meio ambiente.
    Mauricio de Farias Turma 106

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. É uma boa solução para os canadenses, mas aqui no Brasil provavelmente não iria funcionar tão bem como lá, porque os brasileiros nem sequer separam o lixo orgânico do reciclável e preferem jogar tudo junto em qualquer lugar.
    Para esse projeto funcionar aqui,primeiro a população deve separar o lixo corretamente para que depois seja feita a coleta, o que eu acho que vai demorar muito tempo para acontecer e se acontecer já pode ser tarde de mais.
    Ivan G. Wilpert PA105

    ResponderExcluir
  45. Olá

    Uma ideia fora das realidades Brasileiras, mas que pode, e já está dando um novo rumo para o lixo orgânico Canadense. Seria o fato das pessoas começarem a perceber que nem tudo o que elas jogam fora é realmente inutil, ou seja, sem reaproveitamento. Atraves de varios projetos alem do dos Candenses, seria simplismente começar a SEPARAR o lixo orgânico do reciclavel, garanto que o reaproveitamento seria muito maior. Eu dou os Parabéns as Canadenses, eles já perceberam que se não começarmos as ações já,o meio ambiente não esperara nós mudarmos e as consequencias virão.

    Valéria P. Casara
    A.P. 103

    ResponderExcluir
  46. É sabido que as fontes de energia oriundas de combustíveis fósseis um dia irão acabar, o que já vem causando diversos problemas políticos e econômicos, sem contar a tamanha degradação ao meio ambiente que esses combustíveis causam, com a emissão de gases poluentes. Por tanto é tão importante economicamente, como vital para a sobrevivência da nossa espécie que novas fontes de energia alternativas sejam desenvolvidas. A idéia de caminhões de lixo estar utilizando para o seu transporte o material que os mesmos coletam é extremamente BRILHANTE, ou seja, além do destino correto aos resíduos, emissão de gases poluentes é diminuída e o mais importante sem que ocorra a utilização de combustíveis fósseis, os quais são extremamente prejudiciais ao meio.
    Rafaela Paz
    Acadêmica do 9° Engenharia Florestal
    Unoesc Xanxerê

    ResponderExcluir
  47. É uma boa ideia, ainda mais aqui no Brasil que o fluxo de carros é bem alto. Essa ideia deveria ser adotada em todos os países, os caminhões são um grande problema, por causa do CO2 que pode causar problemas de saúde.
    Igor Russi Fiedler
    RIA: 99
    SENAC

    ResponderExcluir
  48. Uma ideia muito boa, pois ao mesmo tempo em que retira o lixo da rua evitando entupir bueiros e em dias com muita chuva alagar e transmitir doenças ele ainda dá um destino mais adequado para o lixo que um aterro sanitário ou incinerador assim não causará tantos danos ao meio ambiente e ainda irá diminuir o CO2 que é o gás que mais contribui para o aquecimento global.
    Nome: Letícia Thais Lemes da Silva
    Turma: 98

    ResponderExcluir
  49. Faz sentido, e é uma ideia ótima para o nosso meio ambiente pois o diesel que é utilizado para abastecer os caminhões, não vão ser mais queimados, e a camada de ozônio não sofrerá tanto, vai ser um reaproveitamento do lixo.

    Nome: Luan, Edenilson
    Turma: ADM 03

    ResponderExcluir
  50. É uma excelente ideia pois o uso do diesel será diminuído, gerando, além de uma economia, um ganho ambiental. Usar o lixo como combustível além de ser uma ideia auto sustentável, é também uma forma de diminuir e emissão de gás metano, principal causador do efeito estufa.
    Nomes: Nicole Maestri e Tatiana Muskopf
    Turma: ADM 004 (SENAC)

    ResponderExcluir
  51. É uma ótimo começo de como ter uma vida sustentável no planeta terra, o uso de diesel sera diminuído, e vai gerar uma diminuição alta de poluição, porque além de manter nossa cidade limpa e bonita, vai criar combustível para o próprio caminhão, não precisando mais usar o diesel para se locomover.
    Nome: Guilherme
    Turma: PA Senac 02

    ResponderExcluir