Páginas

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Energia do Sal






A energia solar vem sendo largamente usada, porém há um grande dilema a ser resolvido: e os dias em que o sol não aparece? Um novo empreendimento chamado SolarReserve promete resolver este problema e continuar gerando energia mesmo a noite.

Ao contrário de outras centrais, a SolarReserve é capaz de produzir eletricidade durante a noite ou em condições atmosféricas adversas. O programa irá salvar e armazenar a energia solar captada no sal fundido. Ela terá uma capacidade de produção de até 500 megawatts de potência.


O conceito da nova usina solar é semelhante à torre de Sevilha, onde painéis solares refletem a luz do sol e aquecem a água no interior de uma torre, que mais tarde se evapora para gerar eletricidade. No entanto, em vez de água, o tanque da Solar Reserve terá sal fundido e uma enorme variedade de espelhos que refletem a luz para a cisterna que será aquecida até 1.000 graus Fahrenheit.

Devido à capacidade única do produto para armazenar a energia que capta, esse sistema irá funcionar como uma usina hidrelétrica convencional, mas com várias vantagens, pois o sal é mais previsível do que as reservas de água, é uma matéria inesgotável e gratuita e o impacto ambiental é praticamente zero.”

A SolarReserve utilizará o sal derretido e mais uma mistura de sódio e nitrato de potássio ao invés de vez de água ou óleo, permitindo que o calor armazenado gere energia para uso quando o sol não está presente. O sal derretido é o líquido mais eficiente quando se trata de transportar o calor do sol. O estudo indica, que o sal fundido é usado em sistemas de torre de energia solar porque é líquido e a pressão da atmosfera consegue fornecer um eficiente de baixo custo para armazenar energia térmica. As temperaturas operacionais são compatíveis com as tecnologias de hoje já utilizadas nas turbinas a vapor, mas possui um grande diferencial: não é inflamável tornando seu transporte, manuseio e produção muito menos perigoso e não poluente.

Fonte: Eco4planet

45 comentários:

  1. Realmente é uma otima ideia. Muitas pessoas tinham "receio" de implantar a energia solar pelo fato de quando não haver sol, agora não há mais motivos para que isto não ocorra. Com certteza com esta nova inovação muitas pessoas irão implantar essa energia. Até mesmo, acredito que daqui alguns anos muitas cidades iram implantar esse tipo de energia, porque como dito não é poluente.
    Caroline Susana Gass. PA 101

    ResponderExcluir
  2. O Sol é fonte de energia renovável, e o seu aproveitamento tanto como fonte de calor quanto de luz, é uma das alternativas energéticas mais promissoras para o futuro. A energia solar é importante na preservação do meio ambiente, pois tem muitas vantagens sobre outras fontes de energia, como não ser poluente.Esta é a condição para a existência de nossa indústria, nossos meios de transportes e até mesmo a agricultura e a vida urbana. Enfim, é a condição para a existência de nossa sociedade como a conhecemos, é impossível imaginar em uma sociedade sem energia seja ela qual for, ou melhor,que origem essa energia tem, ou seja, a energia é de essencial importância.





    Sabrina Assumpção- PA 101

    ResponderExcluir
  3. Ideias como esta fazem nós pensarmos que talvez exista um jeito de vivermos em paz com a natureza. Energia vindo de fonte inacabável e não poluente, parece até sonho. Mas a SolarReserve provou que isso existe. Tudo indica que esta brilhante ideia sirva de exemplo para todos os países, porque tem tudo para dar certo.

    Felipe M. C. Curta
    PA - 101

    ResponderExcluir
  4. A idéia e boa mesmo, mas tem que pensar em tudo não adianta investir em algo que não vai dar resultados, mas dando certo vai ser uma grande inovação abrindo novas portas para novas energias
    Que alem de tudo tem que PRIORIZAR o meio ambiente


    steffani PA-101

    ResponderExcluir
  5. E muito ingressante saber que pessoas se preocupam com o meio ambiente, pois imagino o tempo que uma pessoa gasta para enfim descobrir como resolver o nosso problema ambiental, que não só se concentra somente no Nosso pais, mas no mundo inteiro.
    O custo benefício da SolarReserve e muito grande assim podendo ser adquiridos por países que não estaiam tão desenvolvidos...

    Att;Adônis Pa-101

    ResponderExcluir
  6. É muito bom usarmos fontes de energias alternativas como a energia solar,q eu alem de ajudar o meio ambiente, também nos ajuda a economizar dinheiro, outra coisa é que a energia solar é natural e se recompõem naturalmente, também é uma fonte de energia pratica, pois basta o sol brilhar para que os painéis solarem funcionem, deste jeito fica bem mais fácil tomarmos banho quente sem gastar muita energia..

    Jessica Adriane Coito
    PA:101

    ResponderExcluir
  7. Muito boa esta ideia pois, sol e sal são recursos que ao que tudo indica nunca irão se acabar, além do mais será uma fonte de enegia que não irá agredir tanto a natureza estou torcendo para que esta nova ideia se dicipe rapidamente.
    Jeniffer Lehr PA-101

    ResponderExcluir
  8. reaproveitar a luz do sol é uma boa idéia pois seria uma forma de mostrar que o sonho pode vir a se tornar uma realidade, dando exemplos, e diminuir o fofrimento da natureza!

    fernanda camargopa-01

    ResponderExcluir
  9. é muito boa essa ideia em tempos que precisamos de energias renovaveis e temos de preservar o meio ambiente e o sal e uma boa ideia. se grandes impresarios do mundo investirem nisso vai ser ainda muito melhor.


    Julio Cesar - 106

    ResponderExcluir
  10. Seria um meio de beneficio para nós e para o meio ambiente , degradando menos a natureza e poupando dinheiro .

    kaciane PA 106

    ResponderExcluir
  11. O Sol é fonte de energia renovável,a energia solar é importante na preservação do meio ambinente, pois tem muita vantagem perto de outras fontes de energia,também é uma fonte de energia pratica, pois basta o sol brilhar para que os painéis solarem funcionem.Esta é a condição para a existência de nossa indústria, nossos meios de transportes e até mesmo a agricultura e a vida urbana.

    Emanuela Ransolin . 106 (;

    ResponderExcluir
  12. Reaproveitar a energia da luz do sol é um boa ideia, além de ser uma fonte de energia que não irá agredir o meio ambiente. Com certeza com esta inovação muitas pessoas irão implantar essa energia pois é uma energia que não irá se acabar. A ideia da da SolarReservemas de usar sal derretido, mais uma mistura de sódio e mais nitrato de potassio para concentar o calor, permitindo que o calor armazenado gere energia para uso quando o sol não está presente. E o melhor dessa nova tecnologia não é inflamável tornando seu transporte, manuseio e produção muito menos perigoso e não poluente.

    Emanuelle Jung 106

    ResponderExcluir
  13. é bem interresante essa ideia pois temos um grande produtor de energia bem encima de nois podemos aproveitalo para fazer varias coisas , temos uma fonte otima de energia e com essa ideia melhora ainda mais o aproveitamento ;) Antonio C. 106

    ResponderExcluir
  14. Acho uma ótima ideia a fonte de energia alternativa como a do Sol, mas não adianta investirmos tanto em tecnologia e energia elétrica, se não chegar ao alcance da maioria da população e sim da minoria. Porém, o ponto positivo desse novo sistema é que ele ira funcionar como uma usina normal, só que sendo muito mais previsível que a água.

    Caroline Costa PA - 106

    ResponderExcluir
  15. acho que a ideia vai ajudar muito o meio ambiente, pois a energia do sol sera bem utilizada, gostei tambem porque o sal ira guardar a energia produzida de dia para ser usada a noite.

    ResponderExcluir
  16. A energia solar é importante na preservação do meio ambiente, pois tem muitas vantagens sobre outras fontes de energia, como não ser poluente.


    Bruna Ramos do Amaral - PA 106

    ResponderExcluir
  17. A energia solar ja esta sendo aproveitada a algum tempo, mas se for possivel aproveitar a energia solar a noite ou ate mesmo quando o sol não aparecer com através do sal com uma mistura de nitrato de potassio com sodio, armazenado assim o calor, facilitando essa forma de energia, sendo que não é inflamavel...

    Francielli rodrigues
    Turma: 106

    ResponderExcluir
  18. eu acho que a ideia vai ajudar muito na preservasao do meio ambiente e tambem naprevensao do aquesimento global.

    Marcelo R.Bernardo

    ResponderExcluir
  19. A energia solar é importante na preservação do meio ambiente, pois tem muita vantagem perto de outras fontes de energia.
    Joziele varela PA-106

    ResponderExcluir
  20. eu acho que a ideia vai ajudar muito na preservasao do meio ambiemte ,mais tambem acho que se ela for mais cara do que a normal ou nao atungir a maioria da populasao nao vai adiantar nada.

    ResponderExcluir
  21. Tenho algumas informações interessantes para o seu blog. Coordeno uma iniciativa chamada Bioplanet World Cup, relacionada a sustentabilidade para a Copa de 2014. Me envia seu e-mail: worldcupbioplanet@biotechnos.com.br . Parabéns pelo blog! Sds. Vinícius

    ResponderExcluir
  22. Uma ideia interessante que se der certo poderia ser adotada principalmente por aqueles locais onde a quantidade de sal é grande. Além de ser mais uma fonte de energia renovavel que quase nao gera poluição e utiliza um materia simples como o sal.

    Kalinca M. Marafon

    ResponderExcluir
  23. jéssica pavão pa 1023 de dezembro de 2010 às 21:39

    Podemos dizer que tem outros modos de energia como a termoelétrica, que tem lados que são bons mas também que são ruins, como por exmplo, o lado como que ela pode trazer mais emprego para as pessoas, e se algma cidae tem pontos turisticos pode ajudar, mas digamos que são mais lados ruins do que bons, para se construir uma termoelétrica, eles cobraram mais impostos para poder construir mas pra isso teram que cobrar das pessoas na comida na gasolina e assim em diante, poderam extragar os alimentos por que os produts toxios iram prjudicar a vegetação.Podemos enão se dizer que a energia solar e a eolica são as melhores para se usar a eolica ela trará menos prejuizospara as pessoas,mas so ode ser construido em luagr plano, ela trará menos doenças e gasto, mas além de trazer todos esss beneficios a melhor será a solar por que, ela não prejudica o meio ambiente não trará prejuizos em questão de dinheiro, e pode a ter ser usada resumindo ainda podmos se dizer que esse tipo e energia é a melhor a ser adotada pelas pessoas assim trará menos preucupação para o meio ambiente, pois não precisaremos destruir nada e nem poluir e muito menos trazer doenças para as pessoas.

    ResponderExcluir
  24. Muito interessante. Sem energia, hoje em dia, não conseguimos fazer praticamente nada, a energia e fundamental e necessaria. Já que a energia solar é uma fonte renovavel, porque não utiliza-lá?!
    Precisamos ser muito conscientes, o nosso planeta precisa de nós, e nós precisamos muito mais dele para a nossa sobrevivência!

    Francieli Koch P.A 103

    ResponderExcluir
  25. Está ideia da energia solar é muito mais benéfica do que as outras em meu ponto de vista, pois além desta ser renovável que já é uma grande ajuda para a sustentabilidade, ela agride pouco o meio ambiente. Este novo tipo de energia renovável deveria ser muito mais valorizada e divulgada por seus idealizadores!
    Kamila Restelatto
    PA SENAC - 103

    ResponderExcluir
  26. a energia solar e uma ideia inovadora e muito eficas, mas pena que todos os equipamentos sao muito caros e muitos de nos nao temos o dinheiro suficiente para comprar o equipamento, é claro que ecologicamente é o mais certo a fazer, pois traz resultados a longo praso.
    para mim seria uma ideia melhor ainda se os equipamentos fossem mais facis de encontrar e mais barratos, pois alem de nao causar danos a natureza, é uma fonte inesgotavel, sem mensalidades de energia para pagar.

    Tais Regina P.A. 103 SENAC

    ResponderExcluir
  27. A energia solar é uma das melhores se foce mas facil tela poderiam usufluir desa energia emenos poluidora e só precisa do sol.
    Fabio turma;103

    ResponderExcluir
  28. Essa é uma otima e eficas ideia. Muitas pessoas tem medo de implantar a energia solar pelo fato de quando não haver sol, agora não há mais motivos para ter medo de implantar essa energia.
    Vanessa P.A 102

    ResponderExcluir
  29. A energia solar ainda é uma auternativa eficaz quando se fala de energias alternativas, contudo os materias são muito caros e a destinação incorreta das placas que as constitui, tambem causa danos ambientais, principalmente porque ainda não há lugares apropriados para descarta-las. A energia do sal torna-se uma fonte mais viavel já que nem sempre temos sol, mas o sal é uma fonte "inesgotável" e com menores custos.
    Cintia Lemes, P.A 102

    ResponderExcluir
  30. A TERMO ELETRICA PODE TRAZER MAIS ENPREGO PARA A POPULAÇAO. A TERMO ELETRICA PODE NOS AJUDAR MUITO OU COMO PODE NOS FAZER MAL.

    ALUNAS:MARIANE TABATA

    ResponderExcluir
  31. em meu ver a energia solar é a mais viavel e aque deveria ser mais utilizada em funçao dela nao agredit tando asim o meio ambiente apezar de ainda não se ter um destino correto para as placas depois que se termina a vida util delas.

    nome: Marlon cerezolli
    turma: 102

    ResponderExcluir
  32. Olha não seria mal idéia a energia solar, pois não agride nem um pouco o meio-ambiente! Mas por outro lado é uma energia muito cara, nem todas as pessoas vão ter dinheiro pra comprar paineis solares. Mas seria uma ótima idéia!

    amanda
    turma:103

    ResponderExcluir
  33. A energia solar vem sendo muito falada ultimamente. mas ai esta a questao até que ponto essa energia será util e importante para a nossa vida e para o futuro do planeta . um dos pontos ruin dessa energia é por ela ser ainda estudada o custo , se torna muito grande e poucos conseguem comprar as placas. mas por outro lado seria menos poluente para o meio ambiente e ajudaria amanter pares do planeta intacto.Eu seria totalmente a favos do uso da energia solar !
    Aluna :Maiara Bampi Wesner
    Turma:103

    ResponderExcluir
  34. Bom, em meu ver a energia solar pode ser muito bem aproveitada para o Brasil,tendo esse tipo de energia aqui no Brasil, nós podemos ter muitos mais lucros. A energia solar tambem pode ser uma alternativa muito poderosa que ainda pode crescer muito em nosso país.

    ResponderExcluir
  35. Bom, em meu ver a energia solar pode ser muito bem aproveitada para o Brasil,tendo esse tipo de energia aqui no Brasil, nós podemos ter muitos mais lucros. A energia solar tambem pode ser uma alternativa muito poderosa que ainda pode crescer muito em nosso país
    Renan Wescinski.
    PA-101

    ResponderExcluir
  36. Acredito que além de energia solar, o Brasil possui uma grande capacidade energética em seu litoral, podendo ser gerada energia através das ondas do mar. Pelo que sei existe um estudo sobre esses componentes energéticos, os quais funcionam ineterruptos, sem a preocupação gerada pelos sistemas solares.

    Ricardo Ganassini
    Engenharia Florestal

    ResponderExcluir
  37. Tenho minhas duvidas quanto a esta novidade pois a muito pontos críticos neste projeto e um dos principal problema encontrado neste projeto de produção de energia é que se o fluido do sal liquido baixar de 500 graus o liquido solidifica, causando a perda de todo o material. mas se conseguirem realmente fazer funcionar é um ganho muito importante.

    Acadêmico: Zaquiel
    curso Logística

    ResponderExcluir
  38. outra colocação ao meu ver, e a seguinte todos os anos ouvimos falar do surgimento de novas energias, mais nunca ouvimos falar na produção de algum produto capaz de armazenar esta energia com eficiência , pois hoje toda a energia produzida no mundo se bem aproveitada seria mais do que suficiente, conforme li em uma reportagem hoje cerca de 50% da energia produzida no mundo é perdida no processo de distribuição no uso desnecessário entre outros .

    Gostaria que alguns cientista passassem em uma forma mais eficiente de armazenar e distribuir a energia que produzimos obteríamos um resultado mais considerável do que ficar buscando insaciavelmente a produção de novas fonte de energia.

    Zaquiel
    Curso de Logística

    ResponderExcluir
  39. É muito bom saber que cada dia que se passa, obtemos mais ideias para que nos ajude nosso dia a dia, nada melhor que o sol, e nada melhor saber como hiriamos armazenar energia quando o sol não aparecer. Parabéns aos cientistas. E que venham novas ideias.
    Nome:Claudia Soares dos Reis
    Turma:51 Senac

    ResponderExcluir
  40. Atualmente não há como vivermos sem o uso da energia e essa é realmente uma alternativa ótima para o planeta, pois ao contrário de outras fontes não necessita degradar ecossistemas ou poluir o ar para gerar energia. Nossa sociedade simplesmente pararia se a produção de energia se interrompe-se, porém ao fazê-lo acaba-se ajudando no processo de esgotamento dos recursos naturais, tão importantes para a vida no planeta.

    Lilian Baseggio
    RIA 51
    SENAC

    ResponderExcluir
  41. Descordamos com a publicação acima, quando fala a respeito do impacto praticamente zero, pois qualquer obra que for realizada ira causar impactos. Sendo que a vida útil das placas são relativamente curta, e ainda não há aproveito das mesmas. Então ainda não é um recurso viável pelo alto custo do material para produção das placas.

    Att,
    Eder Luiz Pellizzer
    Patricia Motter
    Rodrigo Franke Schreiner

    ResponderExcluir
  42. O grande medo das pessoas em investir na aquisição dos painéis solares é a sua funcionalidade noturna e o custo de implantação ser elevado. Acreditamos que com novas informações passadas aos futuros compradores e a alta fonte de energia armazenada no sal irá quebrar esses paradigmas.

    Nomes:
    Deonir Vidor
    Juliano Bagnara
    Rodrigo Da Silva

    Turma PG10

    ResponderExcluir
  43. Uma grande novidade mas sentimento que boa parte das pessoas tem uma certa insegurança ao comprar pois não sabem o funcionamento e não sabem como irá funcionar no período noturno, Nós particularmente temos uma certa insegurança pois assim como tem seus pontos positivos tem os negativos, além de ter um custo alto.
    Samuel Sabadini e Débora Moura
    PA UNIMED

    ResponderExcluir
  44. A energia solar esta cada vez mais usada hoje em dia, por não agredir tanto o planeta. Mas o único problema é quando o sol não aparece, como nos dias nublados. Essa energia do sal é a solução, ela é utilizada de noite, assim fazendo ter energia a todo momento não somente de dia com o sol, ela é uma grande ideia assim faz gerar menos poluição e degradação do meio ambiente.

    Nome: Heloiza Machado e Karoliny Antunes
    Turma: 003 (senac)

    ResponderExcluir
  45. É uma iniciativa interessante, pois faz com que mesmo nos períodos que o sol não está presente a energia gerada seja ecologicamente correta. Iniciativas assim devem ser utilizadas cada vez mais para salvar o meio ambiente.

    Lucas A. G. Bueno
    Turma 004 Adm

    ResponderExcluir