terça-feira, 23 de novembro de 2010
Movimento Gastronomia Responsável
A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza lançou o Movimento Gastronomia Responsável.
O movimento é baseado em quatro pilares:
■ingrediente orgânico;
■produtos regionais;
■produtos que não estão em extinção;
■receita sem desperdício.
O que mais tratamos sobre este tema é o desperdício dos alimentos. Mais da metade do lixo que produzimos diariamente é composto por matéria orgânica, isto é, restos de cascas, talos e alimento que deixamos estragar. E neste sentido temos dois caminhos paralelos para minimizar este aspecto.
O primeiro seria comprar apenas aquilo que vamos conseguir utilizar, preparar e consumir. O outro seria o Aproveitamento Integral de Alimentos. Dar conta do alimento como um todo, aproveitando cascas e talos. As vantagens disso, nós já colocamos em dois posts acompanhados de receitas deliciosas: Aproveite tudo! e Aproveite tudo e muito mais!.
A importância dos produtos regionais, nós trouxemos em uma série de discussões sobre consumo e sustentabilidade intitulada “A sustentabilidade está à venda”. Em três partes tentamos dar conta do que é sustentabilidade, a questão das embalagens e, por fim, a origem dos produtos.
A campanha da Fundação O Boticário busca incentivar a reflexão sobre estes quatro pilares e nos nortear na hora da exercitarmos nossos conhecimentos gastronômicos. Mais que isso! A campanha nos convida a dividir com os internautas de todo o país as nossas receitas que compreendam pelo menos um destes pilares!
Visite o site: www.gastronomiaresponsavel.com.br
Fonte: recicloteca
Você conhece alguma receita, deixe aqui no blog.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Exelente Movimento alem de fazer comidas que preservam o meio ambiente sao comidas gosotosas, e que tambem fazem bem para nossa saude :P
ResponderExcluirJulio Cesar - 106 ;D
Achei muito interesante as receitas gastronômicas responsável.Cada ingrediente que vai para o lixo deveriam ser reaproveitados pela própria familia e será possivel produzir varias alimentações.Há também várias cascas de frutas é possivel produzir sucos e até mesmo alimentos especificos para a saúde dos seres humanos.
ResponderExcluirGabriela Cristófoli Pa-106
interresante pois essa ideia busca resgatar a simplicidade , comidas sem qualque tipo de veneno e coisa pareçida , alem de garantir lucro para pequenos produtores , e te uma boa saude =) Antonio C. 106
ResponderExcluirAchei muito legal a idéia, pois assim poderemos reutilizar os restos dos alimentos.
ResponderExcluirPois a casca dos alimentos tem muita vitamina ajudando na saúde das pessoas.
E pode ser um ingrediente a mais no cardápio alimentar.
Paloma Soares Leite
PA 106
É muito legal isso para evitar o desperdicio de comida que sempre tem quando vamos fazer alguma coisa, busca também garantir o lucro para os vendedores.
ResponderExcluirCaroline Lorenzetti 106
e muito interesante pois alem de ajudar o meio ambiente vai melhorar a nossa saude.
ResponderExcluire muito iteresante pois alem de ajudar o meio ambiente vai melhorar nossa saude.
ResponderExcluirmarcelo r.bernardo pa106
gostei muito dessa ideia pos podemos reeaproveitar muitos alimentos e assim evita o escesso de lixo marcelo 106 ;)
ResponderExcluirMuito legal esse movimento,a questão desses alimentos serem bem aproveitados melhor ainda porque apartir dai as pessoas pensam melhor em aproveitar eles e não comprar mais do que necessitam e não deperdiçam.E claro evitando o acúmulo de lixo,que faz bem ao meio ambiente.Cindy PA 104
ResponderExcluirEsse movimento é bem importante para a sociedade em um todo, mesmo que a grande maioria não participe.Ele busca resgatar as coisas boas de uma alimentação de uma forma saudavel e natural.
ResponderExcluirSendo tambem um projeto que vai garantir que não se tenha tanto desperdicio de alimento.
SENAC
JAQUELINE B. DA ROSA
PA-103
muito interesante, mesmo que a maioria das pessoas não se importa com o movimento. Porém a população deveria se concientizar e comprar somente aquilo que realmente julgar interesante.
ResponderExcluircom isso irá diminuir concideravelmente o desperdício de alimento.
Aline Jorgetto PA- 103
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO disperdicio de comida hoje em dia é muito Grande, as pessoas consomem mais do que necessitam, e acabam jogando fora toda essa comida, que poderia ser reaproveitada.
ResponderExcluirO tema que eles escolherão é muito bom, estimula a gente a pensar a não disperdir alimentos.
Jovem aprendiz,
Francini T. B. Isaias
PA-103
O desperdício de comida hoje é um grande problema , pois podemos aproveitar praticamente tudo , de legumes , vegetais , frutas , cascas de frutas entre outros alimentos que estão impróprios para o consumo , podemos fazer adubo natural. Hoje no Brasil e fome e a miséria estão muito presentes. No meu ponto de vista as pessoas deveriam comer mais comidas orgânicas que alem de fazerem bem para a saúde são biologicamente corretos.
ResponderExcluirFernanda Wietzycoski – 99
SENAC
O artigo traz de forma explicativa a importância de atentarmos para a gastronomia com sustentabilidade, valorizando o uso de produtos regionais e que não estejam em extinção, ingredientes orgânicos e evitando desperdícios. Uma proposta interessante para o reaproveitamento dos alimentos, utilizar de forma consciente. Por exemplo aproveitar as cascas das frutas para utilização em outros alimentos, fabricação de farinha, compostos. São pequenas ações que fazem a diferença na hora de consumir com sustentabilidade.
ResponderExcluirAcadêmicas: Caroline Sjlender, Pâmela Toniollo e Karina Corsi
Turma: Administração 7º período
Nem sempre o recheio é a melhor parte, podemos também aproveitar a parte fora.
ResponderExcluirNome: Maria e Suelem.
Turma de Gestao Ambiental
O desperdício de comida hoje é um grande problema , pois podemos aproveitar praticamente tudo, temos varias receitas que utilizam as chamadas sobras e que segundo nutricionistas contem mais nutrientes, alem de contribuirmos para a diminuição dos residuos ainda ganhamos com a ingestão de nutrientes.
ResponderExcluirFlavia e eduardo
O texto resalta a importância da gastronomia com sustentabilidade, valorizando o uso de produtos e ingredientes orgânicos e evitando desperdícios. Que além de contribuir para o meio ambiente é mais saúdavel.
ResponderExcluirNomes: Daiane Battistella e Taiana de Lima.
Administração 7ª fase- Unoesc
Muito interessante,o texto resalta a importância da gastronomia forma explicativa a importância de atentarmos para a gastronomia com sustentabilidade, valorizando o uso de produtos regionais e que não estejam em extinção.
ResponderExcluirNome:Josiane Cristina, Gabriela Polini
Turma:004