Páginas

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Qual é o nosso papel na coleta seletiva?




A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS – Lei 12.305/2010) traz o conceito de responsabilidade compartilhada. Esta Lei considera que os diversos atores, como empresas, indústrias, poder público e consumidores, são responsáveis pelo gerenciamento adequado dos resíduos sólidos. Compreendendo todo o ciclo de vida do produto, da sua produção, passando pela comercialização, consumo, posterior descarte e o manejo ambientalmente correto deste material.

E onde entra a coleta seletiva aí? Qual o papel que a coleta seletiva possui neste contexto?

Duas questões podem ser apontadas sobre esse aspecto.

A primeira é a diferenciação que a PNRS faz entre resíduos e rejeitos. Rejeito é um tipo de resíduo sólido que, esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação, não apresenta outra solução que não a disposição final em local ambientalmente adequado. Isto significa que os resíduos que não são considerados rejeitos não devem ser enterrados em aterros sanitários. Entre eles podemos citar o plástico, alumínio, papel, vidro e tantos outros materiais que podem e, agora, devem, ser destinados a coleta seletiva e posterior encaminhamento para as indústrias recicladoras.

Neste caso vale ressaltar que garrafa PET, latinha, caixa de papel e outros tipos de embalagens que descartamos como lixo, na verdade, são materiais recicláveis, fonte de renda de mais de duzentas mil pessoas no país e matéria-prima para a indústria.

Outro aspecto é a obrigatoriedade do poder público de implantar a coleta seletiva e, também, a nossa responsabilidade, enquanto geradores de resíduos, na separação do material reciclável em nossas casas.

Pela Lei, o poder público tem quatro anos para se adequar a esta nova realidade. A regulamentação desta legislação, que dirá exatamente como eles e nós devemos proceder, ainda está sendo elaborada dentro do Ministério do Meio Ambiente.

Podemos esperar quatro anos para assumir nossa responsabilidade. Ou podemos começar hoje mesmo. Que tal?

Seria muito melhor, não apenas para nós mesmos como para os nossos descendentes, se começássemos hoje a construir uma sociedade mais sustentável em termos ambientais, mas com implicações sociais e econômicas.

Então, o que podemos fazer?

Algumas cidades já possuem coleta seletiva. Outras não.

Já existem cooperativas de catadores de material reciclável em todo o país. Nas ruas das grandes cidades podemos encontrar esses profissionais separando do lixo comum o material reciclável. Encontre uma cooperativa perto de você e entregue os seus recicláveis para eles. No site da Recicloteca temos uma lista de cooperativas em todas as regiões do país.

Você sabe se a sua cidade já implantou a separação dos materiais? Já pesquisou sobre o tema no site da prefeitura? Se sua cidade possui coleta seletiva, verifique se ela atende toda a cidade, caso contrário, solicite isso. Se não possui, entre em contato com os órgãos responsáveis e demande a implantação da coleta seletiva.

Mobilize seus amigos, vizinhos e familiares. O envolvimento de todos possibilita a diminuição do impacto ambiental, a geração de renda para os catadores e cooperativas e o maior aporte de matéria-prima reciclável nas indústrias.
Fonte: Recicloteca

20 comentários:

  1. muito importante....
    pra o cuidado do planeta e do meio ambiente.....

    ResponderExcluir
  2. A coleta seletiva é muito importante para o meio ambiemte.Se cada pessoa se conscientizar e coletar os papéis sera possivel reciclar e com isso produzir também vários objetos com uma simples reciclagem.


    Gabriela Cristófoli Pa-106

    ResponderExcluir
  3. Muito importante assim não polui o meio ambiente e ajuda na saude das pessoas.
    todas as cidades deveria ter a coleta seletiva, e toda a população deveria comtribuir.
    Para melhorar o nosso planeta.
    Com as coisas que podemos reciclar da para fazer varias coisas.

    Paloma Soares Leite
    Pa 106

    ResponderExcluir
  4. Concordo, todos deveriam reciclar o lixo, garrafas pet, latinhas, caixas de papéis e outras embalagens, separar do lixo orgânico.. pois é muito importante para o meio ambiente

    ResponderExcluir
  5. A coleta seletiva é muito importante , e por isso temos de nos concientizar e reciclar




    Kaciane PA 106 senac

    ResponderExcluir
  6. A coleta seletiva é muito importante para o meio ambiente. Se cada pessoa fizer a sua parte, o planeta agradecera.

    Emanuelle 106

    ResponderExcluir
  7. A coleta seletiva é muito importante para o meio ambiemte, assim não polui e ajuda na saude das pessoas.Mas isso tem que vir de casa,pois devemos aprender desde pequenos a separar o lixo,economizar água, jogar lixo na LIXO não no chão ou em bueiros. Atos pequenos pode ser MUITO GRANDES no futuro .

    Emanuela Ransolin . 106 (;

    ResponderExcluir
  8. A coleta celetiva é mais importante do que imaginamos,por isso todas as pessoas devem reciclar o lixo que produzem,pois a aglomeraçâo
    de lixo é muito grande e devemos tentar diminir

    luciano 106

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que a coleta seletiva,é muito impotante,
    pois ela ajuda bastante,não só pro meio ambiente,a natureza,mas tambem para nós seres humanos.Pois ela evita muitas coisas,tais como aquecimento clobal,que hoje em dia é maior preocupção,se cada pessoa fisesse a sua parte o mundo seria bem melhor,pois o nosso futuro está em risco,não só o nosso futuro mas o futuro de nossos descendentes.
    caroline mayara turma 106

    ResponderExcluir
  10. Com a colaboração de cada cidade na coleta celetiva fara com que os lixos sejam devidamente separados, assim todos farão uma ação pra um plante melhor com pessoas concientes, são pequenas atitudes que fazem um otimo trabalho...
    Francielli Rodrigues
    Turma: 106

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Tanto já se falou em coleta seletiva nesta cidade, mas muito pouco tempo isso realmente funcionou de verdade. É bom que realmente se obrigue os órgãos públicos a se adequarem a essa nova lei. Mas isso teria que ser de imediato, porque em 4 anos quantas toneladas de resíduos serão deixados de dar um tratamento adequado? E não apenas multar e cobrar dos órgãos públicos mas também daquelas pessoas que persistem em misturar tudo o que é reciclável e o que não é, e jogar para um aterro sanitátio.
    Silvana Freschi
    Acadêmica da 7° fase de Adm da UNOESC, Chapecó

    ResponderExcluir
  12. BRUNO TURMA 104 (SENAC)13 de fevereiro de 2011 às 13:09

    A coleta seletiva e muito importante mas em chapecó esta longe de acontecer,acredito que só a hora que pesar relmente nos bolsos do chapecoenses isso ira se tornar realidade

    ResponderExcluir
  13. A coleta seletiva é de estrema importância, para amenizar os impactos ambientais causadas pela grande quantidade de lixo produzido, já se falou muito em coleta seletiva, e poucos resultados podem ser observados. Para isso é necessário que os órgãos públicos estejam adequados a essa nova lei. Isso deverá ser uma ação imediata e não esperar por mais 4 anos. Aplicando multas a quem não fazer a separação correta do lixo produzido, pois somente quando mexe no bolso de cada um é que as pessoas vão dar a devida importância para a separação correta do lixo.

    TPG VIII
    Adirce Bones

    ResponderExcluir
  14. O processo de reciclagem é de extrema importãncia pois, além de preservar o meio ambiente também gera riquezas. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
    Mas para que esse processo de reciclagem ocorra, é de extrema importância a colaboração da população, como po exemplo com a coleta seletiva.
    A reciclagem tornou-se uma ação importante na vida moderna pois houve um aumento do consumismo e uma diminuição do tempo médio de vida da maior parte dos acessórios que se tornaram indispensáveis no dia a dia, e isso trouxe consigo um grave problema.
    Por isso é fundamental que a reciclagem comece dentro de nossas próprias casas, para que esses resíduos possa chegar a um destino correto sem prejudicar o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  15. O processo de reciclagem é de extrema importãncia pois, além de preservar o meio ambiente também gera riquezas. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
    Mas para que esse processo de reciclagem ocorra, é de extrema importância a colaboração da população, como po exemplo com a coleta seletiva.
    A reciclagem tornou-se uma ação importante na vida moderna pois houve um aumento do consumismo e uma diminuição do tempo médio de vida da maior parte dos acessórios que se tornaram indispensáveis no dia a dia, e isso trouxe consigo um grave problema.
    Por isso é fundamental que a reciclagem comece dentro de nossas próprias casas, para que esses resíduos possa chegar a um destino correto sem prejudicar o meio ambiente.

    Cristiane
    Engenharia Florestal

    ResponderExcluir
  16. A reciclagem é hoje uma das atitudes mais eficientes para a situação atual, o acúmulo de lixo vêm se tornando um dos problemas mais sérios e preocupantes. A reciclagem além de diminuir o impacto ambiental também é fonte de renda para milhares de pessoas e com a colaboração de todos isso pode se tornar cada vez mais eficiente.
    Ezequiel Biazzi
    Turma 99
    Senac

    ResponderExcluir
  17. Todos devemos tomar conciência do que estamos fazendo para colaborar com o nosso planeta, e o principal vem da nossa própria casa com a separação do lixo que é uma tarefa tão simples e é o que menos fazemos, mas isso tem que mudar e logo antes que a situação se torne ireversivel.

    Aluna: Débora Maffissoni
    Turma: 99
    SENAC

    ResponderExcluir
  18. Como eu morro em uma cidade pequena ainda(Arvoredo/SC) poucas ações estão sendo feitas, mas algumas já significativa como a coleta seletiva, onde é recolhido todo o lixo reciclável tanto da cidade como do meio rural e encaminhado para um aterro sanitário autorizado no município. Muito não é produzido, mas se não ouvesse essa atitude, hoje não souberiamos até aonde teria lixo jogado. Tem muitos programas que não só auxiliam nesse parte mas outros muito interessante tmbém, no qual estou fazendo parte e espero que sirva como exemplo para outras cidade futuramente, assim como atitudes simples podem fazer uma grande diferença aonde vivemos e ser exemplos para as demais, pois precisamos de um ambiente que seja adquado para a sobrevivência.

    Maiara Aroldi
    Turma: Gestão Ambiental/UNOESC- Chapecó

    ResponderExcluir
  19. Nome: Mayke Kaue e Andressa Luane
    Turma: 003
    Hoje é muito importante reciclar o lixo. Devemos ter consciência de onde deixamos o lixo porque não sabemos para onde ele pode ser levado. E não devemos jogar lixo nas ruas pois tranca os bueiros e polui os rios e quando da uma chuva forte tranca tudo e não tem onde a água escorrer. Então devemos ter conciencia e jogar o lixo nas lixeiras.

    ResponderExcluir
  20. Mas para que esse processo de reciclagem ocorra, é de extrema importância a colaboração da população, como por exemplo com a coleta seletiva, Então devemos ter conciencia e jogar o lixo nas lixeiras.
    Nome;Josiane Cristina, Gabriela Polini
    Turma:004

    ResponderExcluir