Páginas

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

ONU: população urbana consome 70% do que o homem retira da natureza



Relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente mostra que mais da metade da população mundial está nas cidades e já é responsável pelo consumo de 70% de todos os recursos que o homem retira da natureza. Especialistas estimam que a população do planeta deve ultrapassar 9 bilhões de pessoas até 2050, sendo que 90%, algo em torno de 6 bilhões de pessoas, estarão vivendo em cidades. Diante desses números, segundo especialistas, governos estaduais, prefeituras e comunidades precisam reconhecer o valor do capital natural (água, solo, biodiversidade). Governos - Os formuladores de políticas públicas têm razões de sobra para tentar encontrar, o mais rápido possível, soluções de combate à degradação dos ecossistemas e minimização da perda da biodiversidade, de acordo com o relatório A Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade para Políticas Locais e Regionais (TEEB, sigla em inglês), lançado no Brasil e simultaneamente na Bélgica, na Índia, no Japão e na África do Sul. No trabalho, 140 especialistas das áreas de ciência, economia e política de mais de 40 países concluíram que os serviços ambientais podem impulsionar as economias locais, gerar milhões de novos empregos e melhorar a qualidade de vida nas cidades. Valor - Segundo o diretor do Departamento de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, Bráulio Dias, o relatório "é importante para que os gestores públicos reconheçam o valor econômico da biodiversidade". Ele acredita que o trabalho pode ajudar a superar a questão entre preservação ambiental e desenvolvimento econômico.

Os especialistas que fizeram o relatório mostram por meio de dados concretos que ecologia e economia não só podem, como devem, caminhar juntas nas políticas públicas. O rel atório levanta a questão de valoração e impacto do uso e preservação dos recursos naturais. Os atuais níveis da pegada ecológica e social do homem, nome que os especialistas dão aos recursos naturais necessários para que cada ser humano viva, devem ser incluídos nas contas de planejamento das economias locais.

O relatório chama a atenção em três aspectos para as quais as políticas públicas precisam estar voltadas: a distribuição dos benefícios da natureza, o uso do conhecimento científico disponível e o engajamento dos gestores e das comunidades envolvidas nas ações de preservação. Mais informações: http://www.teebweb.org

Fonte: Sociedade Sustentável

26 comentários:

  1. Isso que dizer ser impacto ambiental, resultante da ação do homem sobre o meio ambiente.Quando dizemos que o homem causa os desequilíbrios, obviamente estamos falando do sistema produtivo construído pela humanidade ao longo de sua história. Estamos falando particularmente do capitalismo.
    Podemos diferenciar os impactos ambientais em escala local, regional e global. Podemos também separá-los naqueles ocorridos em um ecossistema natural, em um ecossistema agrícola ou em um sistema urbano, embora um impacto, à primeira vista ocorrido em escala local, possa Ter também conseqüências em escala global. Por exemplo, a devastação de florestas tropicais por queimadas para a introdução de pastagens pode provocar desequilíbrios nesse ecossistema natural: extinção de espécies animais e vegetais, empobrecimento do solo, assoreamento dos rios, menor índice pluviométrico, etc., mas a emissão de gás carbônico como resultado da combustão das árvores vai colaborar para o aumento da concentração desse gás na atmosfera, agravando o "efeito estufa". Sinceamente o Basil só tem a perder com isso mas, não ta nem ai. Poderia ser tudo tão diferente.





    Sabrina Assumpção;*- PA 101

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião, a população ambiental poderia ser redistribuida, pois, ela está acumulada em alguns pontos, enquanto que em outros, há pouca quantidade de pessoas vivendo. Também acredito que deveria ser feita uma reforma agrária, de modo que não exista tanta desigualdade na quantidade de terras e bens que algumas pessoas possuem enquanto outras não possuem nada.
    As pessoas do campo devem parar de mudar-se para a cidade, e o governo deve dar a essas pessoas o apoio necessário para que possam sustentar-se tranquilamente e viver bem em seu trabalho agrícola. As pessoas devem migrar da cidade para o campo, ao invés de migrarem do campo para a cidade.

    Caroline Maria Bilha Gosch PA 101 SENAC

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo, pois a população vem aumentando a cada dia, por conseguinte aumenta o consumo de matéria retirada da natureza, esse aumento de consumo pode acabar provocando diminuição dos recursos naturais, e assim fazendo com que o preço desses materiais naturais aumente. Eu penso que quando isto ocorrer vai ser quando as pessoas realmente irão dar a devido valor as coisas naturais, pois hoje em dia dizem que são ecológicos, que são instruídos, mas não fazem algo para mudar esta situação.
    Eu penso em um geral, pois quando sentirmos a falta de água mais constantemente, quando faltar matéria prima para construções, quando o preço do próprio arroz e feijão ficarem mais caro, as pessoas irão perceber que não era tolice todas as coisas que eram ditas alertando de tudo o que poderia acontecer.
    Mas é claro que esta situação tem sim condições de tomar outro ruma, basta a consciência da população, cada um fazer sua parte, pequenos gestos que fazem grande diferença, isso não pensando no agora mas sim no futuro.

    Jessica Adriane Coito
    PA:101

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a Caroline, o governo deve se preocupar em dar apoio e segurança as pessoas do campo, me refiro em segurança pensando que são essas pessoas que garantem o nosso alimento, e quando ocorrem mudanças bruscas no clima é possível que boa parte de plantações se perdem, e o agricultor vive nessa constante rotina, de poder perder toda sua colheita !

    Karine Cecília Finatto
    PA - 101

    ResponderExcluir
  5. sei que é dificil, mas nós seres humanos deveriamos utilizar o mínimos de recursos naturais possível.
    diante da dificuldade disso acontecer, temos que pensar em uma forma de retornar isso ao meio ambiente, uma opção seria dando mais atenção a reciclagem do lixo, que ocorre mas não com tanta importância e nem por todos os sres humanos.
    como nós estamos usufruindo cada vez mais os recursos naturais, temos que nos preocupar cada vez mais em como vamos devolver o que tiramos desse meio.
    por isso é de extrema importância pensar o que seria de nós sem esses recursos, e tomar consciência do que podemos fazer para isso mudar nem que seja aos poucos.

    VANESSA CARLA DE RE-PA 101

    ResponderExcluir
  6. Eu achei interessante pois,com o acúmulo de pessoas vivendo na cidade e outras chegando, a população já não tem mais opção de lugar para viver e com isso vão invadindo a privacidade da natureza,através de cortes de árvores,poluição dos rios e assim por diante,e com isso estão tirando de nós o único habitante natural em que vivemos.Será que um dia essa violência contra a natureza vai acabar?
    Bruna Maiara da Luz
    Turma:101

    ResponderExcluir
  7. Muito bom pois esse acumulo de pessoas nas cidades esta destruindo meio ambiente, o ser humano ficou muito ganancioso e por isso n se importa mais com a natureza e sim com o lucro q pode tirar dela.
    Aluno: Jessé
    Pa 106

    ResponderExcluir
  8. uma cidade limpa... É a coisa melhor do mundo.... um lugar onde as passoas convivem com muita higiene.... não prejudicam o meio ambiente...

    ResponderExcluir
  9. Axo que com o aumento de pessoas morando na cidade, poucas pessoas irão morrar no campo com isso havera menos produção de alimentos, e com isso havera mais devastação, poluição e etc...
    Com tanto os governos deverão tomar medidas de prevenção para que isso não acontesa e nosso filhos e netos tenhão um futuro.


    Guilherme 106

    ResponderExcluir
  10. Na verdade o que mais preocupa as pessoas é o dinheiro, quanto mais dinheiro adquirirem mais satisfeitas ficaram e com isso esquecem de cuidar do planeta e a importância de cuidar da terra, de se sentir parte dela e de preservar para as gerações futuras. Nós seríamos verdadeiramente felizes só de ter a comum ligação com o verde das matas, e não tivessemos a insanidade de declarar guerra contra o verde para consumir mais e mais e com o aumento da população o homem vai invadindo o espaço da natureza sem pensar.


    Bruna Ramos do Amaral - PA 106

    ResponderExcluir
  11. Pra mim as pessoas deviam se lembrar que sem a natureza não existe vida e se nós destruirmos ela
    sera a mesma coisa que estarmos destruindo a nós mesmo. Então quanto mais matéria prima desperdiçarmos mais ira prejudicar a todos!
    Douglas turma:106

    ResponderExcluir
  12. Muito bom, pois com acumulo de pessoas nas cidades esta destruindo meio ambiente,não se preocupando com as gerações futuras. Os nossos representantes deveriam de se preocupar mais com o meio ambiente e menos com o caixa dois que ele sempre fazem, para que nossos filhos e netos tenham um futuro bom.

    Emanuelle 106

    ResponderExcluir
  13. nossa o ser humano comsome cada vez mais . retirando tudo da natureza e nao contribuindo de volta , com oque retira , quando não ter mais oque retirar ele vão cai em si .hoje em dia só pensam no dinheiro e não no amanha ... como será ;) Antonio C. 106

    ResponderExcluir
  14. "O ser humano nos dias atuais ele não se coloca um limite" muitas coisas se nós avaliarmos na nossa vida são jogadas foras sem conscientização então por exemplo o uso do propio papel, geralmente existem pessoas que não pensam de onde vem e o que pode ser feito com o mesmo depois do nosso consumo,o resultado é simplismente lixo e contribuição para aquecimento do nosso planeta. Então antes de você estar jogando fora qualquer coisa seja ela uma própia folha de papel consientize-se
    Patrícia T106

    ResponderExcluir
  15. o ser humano comsome cada vez mais, retirando tudo da natureza e nao contribuindo de volta os seres humanos poderiam comtribuir de varias formas como plantando arvores e reciclando

    carlos henrique nistor
    P.A. 106

    ResponderExcluir
  16. o ser humano consome cada vez mais do que gera, assim vai ter muito lixo daqui alguns anos não vai ter mais lugar para depositalos

    marcelo 106

    ResponderExcluir
  17. o ser humano hoje em dia esta abituado a produsir muito mais lixo e a comprar muito mais do que presisa, e tudo isso acaba com a natureza.mas, nao e so culpa dos governantes mas, sim todos nos pararmos de consumir em ecesso, uma boa ajudo do governo seria de apoiar mais na area rural, para que todos os agricultores sintam-se satisfeitos em morar no "interior", tambem investir nos jovem para que possam investi seu futuro na agrcultura e baixar a popuaçao nas areas urbanas.

    Tais Regina P.A. 103 SENAC

    ResponderExcluir
  18. O tamanho do consumo atual demonstra qual as expectativas futuras em relação a capacidade do planeta atender a demanda da população, se esse consumo exagerado não tiver uma diminuição em pouco tempo faltara mantimentos as pessoas que residem em centros urbanos, ou os preços de mantimentos exenciais para as pessoas custará altos preços e será de acesso de poucos, o consumo consiente é a unica saida para um futuro melhor não só para as cidades como todos os ambientes de nosso planeta.

    Luiz Gustavo Rosseto
    7° periodo ADM - Unoesc

    ResponderExcluir
  19. A falta de limite e consciencia em relação ao consumo, leva a humanidade a consumir excessivamente aquilo que acreditam não ter fim. Os recursos um dia vão acabar, o que nós estamos deixando para nossas futuras gerações?


    Micheli Ripplinger
    7ª fase
    Adm Unoesc/Chapecó
    Turma Gestão Ambiental

    ResponderExcluir
  20. Acho meio preocupante. Cade as árvores ? Não da pra viver num mundo sem árvores.

    nome:Lucas Lehr Faé
    turma:98 SENAC

    ResponderExcluir
  21. A população esta alienada com o consumismo, e acaba esquecendo que tudo oque ela compra vem da natureza, precisamos conscientizar essas pessoas, para conseguir um mundo mais verde.

    Samuel Sabadini e Débora Moura
    PA UNIMED

    ResponderExcluir
  22. Atualmente a população só consome, sem saber de onde vem a matéria prima daquele produto. A maioria das pessoas não ligam para o que está acontecendo no país, um exemplo é o desmatamento na Amazônia. Continuam consumindo e nem se quer se preocupando com o futuro próximo.

    Gabriele de Witte
    PA Unimed

    ResponderExcluir
  23. O mundo está em constante transformação, com o avanço da medicina, os programas de saúde pública, prevenção e a descoberta de novos medicamentos, a qualidade de vida das pessoas tem aumentado, e com isso a expectativa de vida também, portanto os recursos naturais têm sido cada vez mais utilizados. A preocupação atual, é que não haja mais esses mesmos recursos futuramente, pois grande parte deles não são renováveis. A forma com que podemos contribuir é realizando mais campanhas de sustentabilidade e consumo consciente; além disso, podemos encontrar novas fontes de energia alternativa.
    Nomes: Tatiana Muskopf e Nicole Maestri
    Turma: ADM 004 (SENAC)

    ResponderExcluir
  24. Nome: Nathália e Poliana
    Turma:004

    As pessoas hoje em dia principalmente as que moram em cidades grandes tem consumido acada vez mais os recursos que são tirados da natureza, com isso vem sendo cada vez mais destruindo a nossa natureza. Se as pessoas não se conscientizar logo, futuramente não teremos mais arvores, água, e sendo assim acabará a vida em nosso planeta.

    ResponderExcluir
  25. Consumismo descontrolado é um dos principais motivos para se retirar mais recursos naturais destruindo o planeta e a nos mesmos. Morar em uma grande metrópole é praticamente ir morrendo aos poucos devido a poluição de todos os sentidos que existe, o consumismo exagerado é o que mais ocorre na atualidade, quando vamos nos dar conta do que está ocorrendo, e pensar na melhor forma de viver e com consciência.

    Aluna: Luana Gonçalves
    Turma: 004

    ResponderExcluir
  26. Nossa biodiversidade está em crise, com o abrangimento das cidades, novas espécies de plantas e animais vão sumindo, assim nossos recursos ficam cada vez mais precários, retirar sem repor, consumir três vezem mais que o necessário, todos contribuindo para que o país se torne uma verdadeira cratera rica de beleza exterior, porem, seu interior oco e sem vida.
    Nome: Daiane Felipeto
    Turma: Unimed

    ResponderExcluir