Os copos ecológicos, feitos com um papel e um pequeno revestimento plástico, já existem em países asiáticos há pelo menos 10 anos. Agora, a tecnologia foi importada e o produto é feito no Brasil pela empresa Ecopos.
A caixa de 250 ecopos é ideal para empresas e lugares públicos.Os copos são uma espécie de envelope com nove centímetros de altura por seis de comprimento. A capacidade de cada um é de 65 mililitros. Além de diminuírem consideravelmente a quantidade de lixo produzida e de ocuparem menos espaço para armazenamento e transporte, os ecopos podem ser utilizados mais de uma vez.Os produtos são feitos com papel de fibras virgens (para evitar qualquer tipo de contaminação do material) reflorestadas e sem corantes.
O gerente Stephano Shin comenta que como a embalagem é pequena, os ecopos podem também ajudar a evitar o desperdício de água.
“Muita gente enche copos e acaba não consumindo tudo. Com copos menores, isso acontece menos. E quem quiser, pode sempre repertir”, comenta Stephano.
Além disso, o gerente comenta que muitos clientes perguntam se é possível usar os copos para bebidas quentes. Como o copo é feito de papel e é fino, o líquido poderia queimar a mão de quem segurasse. Além disso, a empresa ainda não conseguiu aumentar a capacidade dos copos – se for maior, acaba não ficando firme o suficiente e pode desmontar.
Localizada em São Paulo, a empresa produz os ecopos convencionais e também pode imprimir a logo de empresas.
Revista Atitude Sustentável.
Esta é mais uma iniciativa que surgiu da grande necessidade das pessoas de modo geral em consumirem materiais descartáveis. É uma ideia interessantíssima, que mostra como há várias alternativas para resolver grandes problemas ambientais que vem acontecendo no decorrer dos dias, como é o caso dos copos descartáveis de plástico.
ResponderExcluirKauane Bordin
PA-06 SENAC
Está ideia de copos descatáveis de papéis é muito interessante e inteligente: pelo fato de não estarmos produzindo resíduos não recicláveis e não disperdiçarmos água, além de este ser muito mais econômico do que copos descartáveis de plástico. Pois uma caixinha de ecopos possui 250 copos, enquanto um ''fardo'' de plásticos possuem 50 copos, sendo vendidos ao mesmo preço.
ResponderExcluirKamila Restelatto
PA SENAC - 103
Muito boa esta idéia, pois uma grande dificuldade para o meio ambiente são os copos descartáveis que além de gerarem muito lixo, a degradação desses demora em torno de 200 a 450 anos, e com os ecopos diminuimos este problema já que são recicláveis.
ResponderExcluirAdriano Baldissera
PA-06
nossa ia ser muito legal se tivesse esses copos na minha empresa pois vejo varis pessoas que cada vez que vao beber agua pegam outro copo nunca usam o mesmo copo quem teve essa ideia foi bem esperto pois pensou no futuro de muita gente
ResponderExcluirOtima esta ideia gostaria que viesse a Chapecó já que o ramo empresariario voltado ao comercio cresce cada vez mais, e quem atende as nessecidades do consumidor com economia e praticidade tem a preferência. Já estive am lojas de confecções, e eletrodomesticos sem ar condicionado e água para beber a sensação é de querer sair de lá o mais rapido possivel. Alem dos copos terem baixo custo são ecologicos
ResponderExcluirExcelente idéia, agora tem que fazer marketing para o uso dos copos ecológicos. Conscientizar os empresários, mercados, lojas e órgãos públicos para o uso e eliminar os copos plásticos
ResponderExcluirEm Chapecó pelo que sei a primeira empresa adotar o uso do copo ecológico descartáveis foi a Nord Eléctric no segundo semestre de 2010. Foi em aceito pelos colaboradores.
Adenuir Bao
TPG - VIII
Faculdade SENAC – Chapecó
Adenuir Bao
TPG - VIII
Faculdade SENAC – Chapecó
A idéia dos copos de papel é ótma. São reutilizavéis, o custo é muito menor se comparado a um copo plástico, bem como a contribuição dele para com o meio ambiente é gratificante.
ResponderExcluirSilvana Filippini
Unoesc Chapecó
Diego verissimo brisola
ResponderExcluirTPG VIII
Excelenta a ideia dos copos pois o papel utilizado na fabricação do produto demora menos para se decompor e é mais reaproveitavel do o plastico utilizado em outros produtos. Porém vale destacar que no texto não informa se possivel separar o plastico contido nest copo de papel e qual o grau de reciclagem do produto, podemos dizer que gera um residuo menos poluente mas assin o gera. Mas considera-se importante o ponto de poder ser utilizado mais que uma vez, e seu principal componente ser o papel, Esperamos mais ideias como estas surjam para amenizar os impactos gerados por nos mesmos.
Ótima idéia, com isso o papel demora menos para se decompor e é obtido de árvores reflorestadas o que diminui o impacto ambiental, e o disperdício de água também como foi citado no post, onde mesmo sendo de papel você pode enche-lo várias vezes.
ResponderExcluirLeonardo Mateus - Turma 102 Senac
uma ideia muito interessante e inteligente , como é mais reaproveitável e demora menos para se decompor é um ideia muito gratificante para o meio ambiente, alem disso facilita o não disperdício da água,o copo é de papel mas mesmo assim podemos enche-lo várias vezes gostei bastante dessa ideia.
ResponderExcluirGuilherme Micoanski - Turma:102 Senac
Muito interesante pois diminuiria o impacto ambiental e nao teria o desperdicio de água , grande maioria da população nao pensa no futuro somente no dia em que esta vivendo , esses copos podem ser usados mais que uma vez assim diminuiria o lixo também .Uma idéia que deveria de ser colocada em pratica por todas as empresas .
ResponderExcluirJessica Fernanda De Oliveira
Jovem Aprendiz - 102
Ótima ideia, já que o papel é obtido de arvores reflorestadas, são reutilizáveis e ainda diminuem o volume de lixo.Com certeza essa é uma boa alternativa para ser implantada em empresas,ou em lugares de grande circulação de pessoas.Felizmente já tive a oportunidade de ver um empresa de Chapecó fazendo uso desses copos, sendo essa uma iniciativa aplaudivel.
ResponderExcluirCamila N. Machado
Turma- 101
Achei muito interessante a ideia de fazer copos menores, que diminuam a quantidade de matéria prima utilizada e ainda evitem o desperdício de água, além do fato de serem feitos de papel, o que diminuiria a quantidade de plástico utilizado, e é ótimo saber que existem iniciativas como essa e que existam pessoas preocupadas em preservar o planeta!
ResponderExcluirLuzia gambatto
Turma 101
Já tinha ouvido falar destes copos de papel, e acho muito interessante e apoio essa ideia. O papel sendo obtido de árvores reflorestadas, torna a ideia mais chamativa. Utiliza-se de pouco, mas disso se pode aproveitar muito. Sem falar que diminui a quantidade de lixo, e não é tão prejudicável ao meio ambiente quando o plástico.
ResponderExcluirNome: Débora Ap. Cortina
Turma: 100
É uma ideia mais do que excelente, pois não fizemos ideia do quanto é gasto de copos em lugares públicos, álem de ajudar muito com o meio ambiente, pois o plástico demora muito tempo para se decompor.
ResponderExcluirNome:Claudia Soares dos Reis.
Turma:51 Senac
Eu apoio e acho muito legal essa ideia pois alem de cuidar do meio ambiente , deixando de jogar os copos plasticos fora estaremos tambem poupando agua com esses copos menores
ResponderExcluirNome: Renata Migliavacca
Ria 98 - Senac
O Produto é legal, de baixo custo, ocupa menos espaço...mas não é realmente a melhor solução, o ideal é que fossem utilizados copos de materiais não descartáveis como o de vidro que não vai para o lixo, claro que de uso não compartilhado.
ResponderExcluirMas se tratando de copos plásticos esta tem é uma solução alternativa e polui menos.
Acadêmicas: Fernanda Ramos e Julcene Tormen
7 Período de ADM Unoesc
Essa é uma iniciativa simples, mas que já ajuda e muito o nosso meio ambiente, por exemplo, em uma festa gastasse vários copos de plásticos, acredito que os grandes centros de eventos poderiam já fazer esta substituição.
ResponderExcluirFernanda Pereira
Ria: 128
É uma ideia muito boa, pois sabemos que o papel se decompõe muito mais rapido que o plastico que é o material utilizado para esse tipo de copos normalmente. Essa seria uma grande substituição.
ResponderExcluirBruna Melo
PA - Unimed